//

MangaLine, uma nova editora portuguesa dedicada ao manga

My-Hime 1Está aí uma nova editora portuguesa de banda desenhada. O seu nome é MangaLine e, como o nome indica, dedica-se à publicação de manga, em português.
A MangaLine Edições surgiu inicialmente com outro nome, Naraneko, mas este sofreu uma mudança depois de estabelecerem um acordo com uma editora espanhola, a Mangaline Ediciones.
Os dois primeiros títulos foram lançados na Anime Weekend Aveiro 2006 que está a decorrer este fim de semana. Eles são Vampire Princess Miyu (mais sobre este título no clubotaku) e My-Hime (imagem ao lado), e deverão estar a chegar às lojas um pouco por todo o país. O primeiro é uma série de 10 números, lançados mensalmente com um preço de 8€ por volume. O segundo é bimestral, custa 7.5€ e será editado em 5 volumes. A ligação com a homónima espanhola pode ser decisiva na escolha dos próximos títulos a serem publicados.
A cultura asiática está muito em voga no mundo ocidental e este é um dos aspectos que ainda não estava a ser explorado em Portugal. No entanto a escolha dos títulos poderia ser mais apelativa para aqueles que, como eu, nada conhecem de manga. Só me resta desejar que tenham muito sucesso para que no futuro possam começar a surgir propostas mais interessantes.