//

NYC 2123 – Dayender (Comic grátis para PSP e PC)

descriçãoArgumento: Chad Allen
Desenho: Paco Allen
Site: NYC 2123


Foi por acaso que descobri esta pequena pérola da era da informática. Em primeiro lugar, o conceito: NYC 2123 é um comic apenas disponível em formato digital e é completamente grátis (pode ser transferido para uma PSP ou podem ler online no PC, mas na PSP deve dar bem mais gozo). Além disso, em NYC 2123 não existem os problemas de leitura/visualização do sistema lançado pela Marvel (em que se lê folha a folha, ou se utilizam os frenéticos “smart panels”), pois o comic está divido em vinhetas, e assim o leitor visualiza uma vinheta de cada vez. Penso que isto também se deve ao facto de NYC 2123 ter sido pensado para a PSP, ou PC, logo desde o início. De qualquer forma parece-me a forma mais inteligente de organizar uma BD digital.
Além da BD, os autores também mantêm um blog onde vão anunciando novidades ligadas ao comic, e onde põem à disposição dos leitores vários extras interessantes (vejam o vídeo sobre como são feitas as ilustrações). Com 4 números lançados desde Agosto de 2005, estão previstos pelo menos mais 2 comics, não sei se para o fim da história, ou para o fim do primeiro arco. A avaliar pelo número de visitas ao blog dos autores, podemos dizer que este projecto tem sido muito bem recebido, só em Portugal registam-se cerca de 600 visitas semanais. Tudo isto é interessante mas se o conteúdo fosse fraco não teria a mesma receptividade.

Personagens

NYC 2123 é um título de ficção científica em que Manhattan foi destruída por um tsunami no ano de 2054. Em redor da ilha proliferaram ilhas à margem da lei, onde se traficam drogas e modificações corporais ilegais, e em 2065 é construída uma enorme parede à volta de Manhattan que a isola do exterior. A história começa em 2123. Um bando de mercenários, constituído por quatro elementos (Julius a arma de combate, Laney a hacker, Wagner o chefe e Jake o junkie), parte em duas missões distintas que se revelam ser uma cilada. Embora esta intriga criminal seja o que conduz a narrativa, inicialmente o mais interessante é o futuro imaginado por Chad Allen, pois os três primeiros números funcionam quase de forma independente. Só no número 4 é que se juntam todas as pontas soltas e percebemos que os três comics anteriores eram uma introdução da, muito interessante, trama central.
Uma parte do prazer da leitura passa pela descoberta das várias invenções futuristas. Nesta sociedade do futuro os piercings foram substituídos por modificações do próprio corpo, há quem tenha garras, orelhas pontiagudas ou uma cauda, mas é só para estarem na moda, quem é realmente alternativo tem um implante wi-fi cerebral (como a Laney) que lhe permite aceder à Internet. Estes “mods” são uma parte importante deste futuro pois permitem à pessoa controlar o seu corpo, e adquirir determinadas características, de forma a serem os melhores naquilo que fazem. No entanto, nas descrições dos diferentes “mods” a linguagem é bastante científica e para quem tenha poucos conhecimentos de fisiologia talvez se torne um pouco confuso. O sistema da parede, e das ilhas marginais, também está muito bem imaginado e é o ambiente propício para um bando de criminosos futuristas. As restantes invenções de Chad Allen para o ano de 2123 têm piada pois na maior parte dos casos são um reflexo irónico do presente: os carros voadores são controlados por Windows, que continua a liderar como sistema operativo, mas sempre cheio de bugs; utilizar o Linux é crime; os Marlboro Lights só contem 5% de haschich, em vez de 13%; e com quase todos os animais extintos os ratos são a inveja de qualquer coleccionador de animais rico.
Os desenhos a preto e branco (com uma outra cor de vez em quando) de Paco Allen são feitos a partir de referências fotográficas, o que lhes dá um ar muito real. Gostei muito da utilização de sombras e contrastes, e da utilização reduzida de fundos. A planificação da história também está muito bem conseguida, havendo em diversas alturas uma abordagem muito cinematográfica, o que transmite um ritmo bastante dinâmico à leitura.
Não percam este excelente comic cyberpunk, que ainda por cima é de graça. Espero que um dia NYC 2123 venha a ter uma edição em papel.