//

Marvel lança os "Digital Comics"

Numa tentativa de se lançar no mercado da banda desenhada digital, a Marvel disponibilizou há poucos dias alguns comics no seu website para inaugurar a sua mais recente iniciativa, os "Digital Comics".

A tecnologia utilizada permite visualizar os comics de duas formas diferentes: página a página ou "smart panels". Através dos "smart panels" somos guiados de painel em painel através de cliques no ecrã, o que por si só é um conceito bastante interessante. O problema é que em painéis mais pequenos o zoom reduz significativamente a qualidade das imagens.
É certo que os actuais leitores de banda desenhada preferem o papel, mas é da opinião do editor chefe da Marvel, Joe Quesada, que essa tendência pode vir a mudar:
My generation and those before me found comics on racks, we found them at stores, we found them as marked up collectables or as mylared treasures. So as I discovered them, that is how I prefer them. But there is a time coming, when for some kids the very first time they read a comic they’ll be reading it on their computer or their phone or PDA. That’s what comics will be to them and that number of kids will grow rapidly.

É também de referir que os "Digital Comics" (ou outra iniciativa do género) podem ser a única forma de reduzir os preços da banda desenhada, já que a sua publicação em formato digital reduz drasticamente os custos de distribuição e elimina completamente os custos de impressão. Esta é a resposta mais óbvia à crescente pirataria neste meio, notando-se algumas semelhanças com o que tem vindo a acontecer na indústria da música (veja-se o caso do iTunes por exemplo).

Para já estão disponíveis na secção dedicada aos Digital Comics apenas 4 títulos (Friendly Neighborhood Spider-Man #1, Captain America #1, She-Hulk #1 e Franklin Richards: Son of a Genius) e é necessário efectuar o registo (grátis) no site para os poder ver na totalidade.