//

Constantine: Adaptação Oficial do Filme

Argumento: Steve Seagle
Desenhos: Ron Randall
Editora: Vertigo/DC Comics

Como não podia deixar de ser e como as leis do marketing a isso a obrigam, a DC Comics/Vertigo acompanha o lançamento da adaptação ao cinema de um dos seus comics com o lançamento de uma parafernália de artigos relacionados com o filme e a BD na qual se baseia. Um desses artigos é este livro, escrito por Steve Seagle e ilustrado por Ron Randall.
A curiosidade levou-me a dar uma vista de olhos neste livro. Até então nunca tinha lido nenhuma revista em que John Constantine tivesse aparecido e contava com este livro para ficar a conhecer o personagem, até porque a maioria das pessoas que vão ver o filme não conhecem a BD. Mas se curioso estava, mais curioso fiquei.
Tudo começa com um acontecimento bizarro para o qual não é dada nenhuma explicação - até aqui tudo bem, criar um pouco de expectativa nunca fez mal a ninguém. De seguida é feita uma pequena apresentação do protagonista usando a técnica a que já todos estamos habituados - mostrar o personagem em acção. Daí para a frente fiquei um bocado confuso com o que se estaria a passar. Há mudanças de ambiente a cada página, aparecem personagens que pelo diálogo fazem crer que já as devíamos conhecer (apesar de nunca terem sido apresentadas), entre outras coisas que parecem "caídas do céu". Perto do fim algumas coisas são explicadas, como por exemplo a história de John, mas de uma forma muito superficial e que acaba por fazer surgir ainda mais perguntas. O final foi para mim completamente caótico, com o aparecimento do anjo Gabriel e do próprio Diabo (acho eu, já não tenho a certeza de nada).
Quanto aos desenhos não tenho muito a dizer. Não tenho conhecimento da maneira como Constantine costuma ser desenhado em Hellblazer mas considero o trabalho de Ron Randall satisfatório, sem nada de espectacularmente bom ou mau.
Desenganem-se aqueles que pensam que este é o livro ideal para conhecer John Constantine antes de irem ver o filme ao cinema. Mas não se podem esperar milagres em tão poucas páginas, e apesar de tudo esta não deixa de ser uma boa primeira escolha para quem não pode ler as origens, na série mensal Hellblazer, que já conta com mais de 200 números.
Aproveitando a estreia do filme em Portugal, a Devir vai lançar ainda este mês uma versão em português deste livro.

Farinha