//

José Carlos Fernandes Apresenta Black Box Stories

Teve lugar ontem a apresentação ao público do novo projecto de José Carlos Fernandes (JCF): Black Box Stories. Repetiu-se assim na livraria Almedina (Saldanha) a sessão realizada há um mês atrás no Fórum Fantástico. Se no Fórum Fantástico a afluência até foi boa, ontem contavam-se 7 pessoas na assistência, tendo em conta que 2 delas eram o Farinha e eu… Não obstante, a apresentação foi muito interessante e desenrolou-se de forma bastante informal, em grande parte graças à simpatia e disponibilidade de JCF e João Miguel Lameiras.
Em primeiro lugar foram mostradas algumas pranchas de Miguel Rocha, Luís Rodrigues, Susa Monteiro e Roberto Gomes, enquanto o autor falou das histórias e do processo criativo. Tivemos também direito a banda sonora, passaram algumas das “Ostras” da Antena 2 escritas por JCF, enquanto nos mostravam os desenhos referentes à história. Além dos desenhadores já referidos, JCF anunciou a possível colaboração de um artista espanhol de origem japonesa. JCF ainda brincou com a situação e acrescentou que era “para ver se entramos no mercado japonês dos mangas”. JCF já escreveu mais de 100 histórias para este novo projecto, cada volume será dedicado a um dos desenhadores e o primeiro, ilustrado por Luís Rodrigues, está agendado para Abril de 2006.
A seguir à apresentação seguiu-se uma conversa informal onde foram abordados vários temas, desde a pertinência dos festivais de BD em Portugal até ao estado actual das livrarias. Quando confrontado com a possibilidade de expandir as suas publicações para o mercado franco-belga o autor mostrou-se bastante cauteloso, e afirmou que só o fará quando tiver reunido todas as condições para que não se trate de um lançamento isolado. Pudemos também ficar a saber que em vez de produzir os volumes 7,8 e 9 da Pior Banda do Mundo JCF dedicou-se ao segundo volume de A Agência de Viagens Lemming, que ainda não tem data de lançamento. Quanto ao primeiro volume desta série, que saiu nas páginas do Diário de Notícias durante o verão, será publicado em Janeiro de 2006 em parceria com o jornal.
Foi uma conversa muito agradável em que se discutiram vários temas interessantes e em que ainda houve tempo para alguns autógrafos. E para terminar um dia dedicado à BD ainda passámos pela Assírio e Alvim no cinema King, onde este fim-de-semana houve uma promoção de livros da Meribérica.
Autógrafo JCF