//

Marvel Zombies

Argumento: Robert Kirkman
Desenho: Sean Phillips
Editora: Marvel

Pela segunda vez em pouco tempo sou positivamente surpreendido por uma história sobre zombies, que estão muito longe de ser as minhas criaturas favoritas. Aliás, as típicas histórias de zombies deixam-me bastante incomodado pela passividade e previsibilidade das ditas criaturas, que assim se tornam muito menos assustadoras do que poderiam ser.
O principal responsável por estas duas boas surpresas foi Robert Kirkman, primeiro com The Walking Dead e agora com este Marvel Zombies.
A história tem lugar numa realidade alternativa (criada por Mark Millar nas páginas de Ultimate Fantastic Four) na qual o vírus que transforma as pessoas em zombies se abateu sobre a Terra e infectou os mutantes. Depois de devastarem todo o planeta, as versões zombie dos nossos conhecidos heróis da Marvel deparam-se com uma situação complicada: não têm mais nada para comer e a fome insaciável que os consome fará com que começem a devorar-se uns aos outros. Através dos cinco números desta mini-série acompanhamos os “heróis” na busca de comida, desde a perseguição de Magneto (um dos últimos sobreviventes) até ao aparecimento do Surfista Prateado e de Galactus, culminando num final bastante interessante.
O que realmente dá valor a esta BD é a forma como os zombies são tratados. Aqui eles têm consciência dos seus actos, são agressivos e depois de saciados são capazes de raciocício inteligente e sentem remorsos pelas barbaridades que cometeram. Kirkman combina estas características com aquelas que já conhecemos destas criaturas (falta de sensibilidade à dor e corpo extremamente frágil por se encontrar em rápida decomposição) para criar situações muito interessantes, repletas de humor negro.
Como já tinha referido depois de ler o primeiro número, não gostei dos desenhos de Sean Phillips por me parecerem demasiado grosseiros e desprovidos de detalhe. Acredito que não seja fácil desenhar corpos em decomposição mas acho que era possível fazer bastante melhor.
Marvel Zombies é uma história simples e divertida sobre super-heróis e zombies e destaca-se por isso mesmo, por não cair na armadilha de ser uma história de zombies como todas as outras e acrescentar algo de novo a estas criaturas.