//

Smoke nº1

CapaArgumento: Alex de Campi
Desenho: Igor Kordey
Editora: IDW Publishing

Este novo comic da IDW escrito pela novata Alex de Campi, e desenhado por Igor Kordey (X-Men), foi a minha boa surpresa do mês. O que me chamou a atenção, além das boas críticas que recebeu, foi a capa, que não sendo particularmente elucidativa quanto ao conteúdo é sem dúvida muito original. Além disso, não tem as 22 páginas da praxe, mas sim 48, e até tem direito a lombada (fica mais giro nas prateleiras).
É uma boa história, situada em Londres num futuro não muito longínquo, onde ocorre uma trama política, e financeira, movida pelo infame líquido negro que move a economia dos nossos dias. No meio da intriga política encaixa um ex agente britânico, albino, que vive na parte relegada da cidade onde vivem todos os excêntricos, e criminosos, e onde a lei britânica não se aplica. Este curioso personagem, além de ser um assassino contratado pelo governo, vai ainda investigar a morte do seu antigo comandante. Para ajudar à festa anda a solta a "Right to Beauty Brigade", um grupo de terrorstas obesos que exigem que lhes paguem operações de liposucção... De Campi consegue interligar todas as histórias de forma hábil e criar situações bastante cómicas. Além disso, o humor mordaz de De Campi é o ingrediente principal da crítica social presente nas páginas de Smoke.
O desenho de Kordey é eficaz e consegue dar vida a uma Londres situada algures entre Transmetropolitan e V for Vendetta. Gostei especialmente da atenção dada aos promenores (veja-se a cena com o Rei William cocaínado e as suas meninas...) e aos rostos das personagens. Desconhecia este artista mas gostei muito dos desenhos realistas.
Foi a primeira vez que li algo publicado pela IDW e gostei muito. Espero ansiosamente pelo número 2.

Ferrão