//

3º Troféus Central Comics

No passado dia 4 realizou-se na Fnac de Santa Catarina (Porto) a 3ª edição dos Troféus Central Comics, os únicos prémios nacionais de BD em que os vencedores são escolhidos pelos leitores.

A grande vencedora foi, sem grande surpresa, a editora Devir que arrecadou 7 dos 11 troféus, entre eles o de Melhor Editora, mostrando assim que é a editora portuguesa mais popular entre os visitantes do CC. A ajudar a Devir esteve José Carlos Fernandes que conquistou os troféus de Melhor Desenho Nacional, Melhor Argumento Nacional e Melhor Álbum Nacional com a sua obra prima "Pior Banda do Mundo 4: A Grande Enciclopédia do Conhecimento Obsoleto", afirmando-se cada vez mais como um dos melhores autores de BD português. A Devir ganhou ainda os troféus de Melhor Edição de Bancas ("Homem-Aranha"), Melhor Argumento Estrangeiro ("Sandman 1: Prelúdios" de Neil Gaiman) e Melhor Álbum Estrangeiro ("Sin City 2: Mulher Fatal"). Fora da Devir, "Superfuzz 1: Vai Sonhando Paiva… Vai Sonhando…" foi considerado o Melhor Álbum de Tira ou Prancha Cómica/Cartoon/Caricatura Nacional, "Quinoterapia" venceu o troféu de Melhor Álbum de Tira ou Prancha Cómica/Cartoon/Caricatura Estrangeiro e "Sobre BD" foi considerada a Melhor Edição de Investigação/Especializada. O prémio de Melhor Desenho Estrangeiro foi para "Kingdom Come 4: Batalha Sem Fim" de Alex Ross, editado pela VitaminaBD.
O Prémio Especial do Júri foi atribuído a Eduardo Teixeira Coelho, um dos autores portugueses de BD mais conhecidos no plano internacional, falecido no dia 31 de Maio.
A meio da cerimónia foi projectada, em estreia mundial, a curta metragem do brasileiro J. Audaci Júnior, "O Gosto de Ferrugem", inspirada na banda desenhada de José Carlos Fernandes, "Todo o Sal do Mar".
Parabéns ao Central Comics por esta iniciativa e esperemos que para o ano haja mais prémios! Até lá fiquem com os resultados finais das votações.

Farinha