//

The Ultimates Vol.1

Argumento: Mark Millar
Desenho: Bryan Hitch
Editora: Marvel


Em 2001 a Marvel criou a linha Ultimate, da qual fazem parte novas versões dos super-heróis mais conhecidos do Universo Marvel. A diferença mais significativa nesta reinvenção é que as origens dos heróis passam a ter lugar no presente e não nos anos 60 e 70, como aconteceu aos originais. As consequências desta alteração são, no mínimo, bastante significativas, e é isso que torna "The Ultimates" tão interessante.

Os Ultimates surgem então como os Avengers (Vingadores) dos tempos modernos. A equipa é formada pelo General Nick Fury e a agência de segurança nacional S.H.I.E.L.D. como resposta ao aparecimento de super-vilões. Bruce Banner (Hulk) é chamado para recriar o soro que transformou Steve Rogers no Capitão América e Janet Pym (The Wasp) e Hank Pym (Giant Man) juntam-se à equipa. Aos Ultimates junta-se também Tony Stark (Iron Man) e o próprio Capitão América, cujo corpo é encontrado num glaciar e reanimado. O primeiro teste à equipa acaba por ser evitar que Manhattan seja destruída pelo Hulk. Depois da ameaça contida, um Bruce Banner debilitado pede desculpa por tudo o que fez ao que o Capitão América responde com nada mais nada menos que um pontapé na boca. Este simples gesto mostra quão diferente é este Capitão América daquele que já conhecemos e eu, sinceramente, prefiro o novo que me parece muito mais realista. Este incidente com o Hulk acaba por se tornar uma vitória para os Ultimates graças a uma boa manipulação da imprensa (cá está a influência dos tempos modernos). Thor torna-se amigo de Tony Stark pois ambos partilham o interesse por bebida e mulheres (hábitos estranhos para um deus...) e acaba por se juntar à equipa. Neste período de aparente calma sobressaem os problemas pessoais dos super-heróis: Hank Pym agride a mulher e foge, sendo depois repreendido (que é como quem diz espancado) por Steve Rogers; Tony Stark confessa que a razão pela qual o homem mais rico do mundo se arrisca como Iron Man é ter um tumor no cérebro. São estas pequenas (grandes) coisas aproximam os personagens do comum mortal, tornando-os assim muito mais interessantes.
No segundo, e último, arco de histórias surgem os Chitauri, uma raça de extra-terrestres que conseguem mudar a sua aparência (à semalhança dos antigos Skrulls), numa tentativa de conquistar o mundo. A combatê-los está a equipa original a que se juntaram The Black Widow, Hawkeye, Quicksilver e Scarlet Witch. A luta com os Chitauri segue um rumo interessante, em grande parte devido às capacidade de liderança e de sentido táctico mostradas pelo Capitão.

Mark Millar demonstra ser capaz de fazer humor inteligente (como quando mostra Hawkeye a usar óculos e o Tony Stark a enfrascar-se com vodka antes de vestir a armadura) e marca pontos a seu favor quando põe os super-heróis a ter as chamadas "conversas da treta" (destaco a discussão sobre que actores os representariam num filme de Hollywood). A sua narrativa flui naturalmente e consegue cativar a atenção do leitor ao virar de cada página. Só é pena a esporádica exaltação do chamado "espírito americano" que culmina com a (ARGH!!) frase do Capitão América - "You think this letter on my head stands for France?!". Os desenhos de Bryan Hitch adequam-se perfeitamente à acção, tanto em combate como fora dele.
"The Ultimates" é um comic de super-heróis sem os clichés de que já estamos fartos. É uma óptima leitura para todos os amantes de banda desenhada, até para aqueles que não gostam de BDs de super-heróis. Recomendo vivamente.