//

The Walking Dead Vol.1: Days Gone Bye

capaArgumento: Robert Kirkman
Desenho: Tony Moore
Editora: Image


Nunca fui um grande adepto de filmes de zombies/gore, e portanto, quando ouvi falar de uma BD sobre mortos vivos não pensei que fosse algo que me agradasse. Depois de ler vários comentários de fãs entusiastas, e excelentes críticas, decidi descobrir o porquê de tanto alarido à volta de um comic sobre pessoas em decomposição. E sinceramente estou arrependido por ter demorado tanto tempo a pegar neste TPB… The Walking Dead não é sobre mortos que voltam para atormentar os vivos, é sobre sobrevivência num mundo pós apocalíptico.
O ponto de partida da história não é muito original mas funciona. Rick é polícia numa pequena aldeia americana e quando é baleado durante um tiroteio fica em coma. Quando recupera os sentidos descobre que algo de muito estranho aconteceu. O hospital, instituição que não pára em nenhuma altura do ano, está completamente vazio, à excepção do refeitório que está cheio de zombies. Os poucos sobreviventes que Rick encontra informam-no que inexplicavelmente os zombies tomaram conta do país face a um governo incapaz de lidar com a situação. Já não há meios de comunicação em funcionamento e portanto ninguém sabe qual é a situação actual, a única pista que dão Rick é que o governo aconselhou as pessoas a irem para as grandes cidades. Rick decide então ir até Atlanta procurar a esposa e o filho. E é em Atlanta que Rick se junta a um pequeno grupo de pessoas que chegaram tarde à cidade, e só por isso é que conseguiram sobreviver. A pequena comunidade sobrevive como pode enquanto esperam que venha alguém para os ajudar…
The Walking Dead fez-me pensar noutro comic em publicação neste momento: Y The Last Man (YTLM). Tal como em YTLM um acontecimento incompreensível, e inexplicável, vem abalar as fundações do nosso estilo de vida consumista, o sistema entra em falência e todas as infra estruturas que nos facilitam a vida deixam de funcionar. É por isso que Kirkman apresenta o que deve ser a história de zombies mais inteligente de sempre, pois em vez de focar a ameaça em si, interessa-se no impacto que os zombies têm nas personagens e no seu relacionamento.
É claro que existem momentos assustadores, apesar de tudo os Estados Unidos foram invadidos por zombies… Nunca saltei de medo durante a leitura mas há cenas muito perturbadoras, e outras que chegam a ser repulsivas (há um momento em que Rick se besunta de carne de zombie…). Tudo isto tem um grande impacto graças aos excelentes desenhos a preto e branco de Tony Moore. O traço de Moore é muito detalhado (vejam-se as larvas nos corpos dos zombies) e as várias tonalidades de cinzento utilizadas quase que dão a ideia de terem sido aplicadas cores. Além disso, o ritmo narrativo está muito conseguido, fazendo com que as situações mais chocantes estejam quase sempre ao virar da página, para que o leitor não suspeite de nada.
Às vezes os primeiros números de uma série ficam aquém do que vem mais para à frente na história. Se for esse o caso de The Walking Dead os próximos TPB devem ser brilhantes, pois este primeiro volume é muito bom. Aconselho principalmente a quem, como eu, gosta de Y The Last Man e não gosta de histórias de zombies…