//

Sin City – Mulher Fatal

descriçao
Autor: Frank Miller
Editoras: Devir (edição portuguesa); Dark Horse
Frank Miller é um autor de culto que revolucionou a abordagem aos títulos de super-heróis, redefiniu o Batman para uma nova geração com o “Regresso de o Cavaleiro das Trevas”, o Daredevil em "O Homem sem Medo" e Elektra em “Assassin” e “Elektra Lives Again”. Depois da sua passagem pela DC e Marvel, foi na Dark Horse que lançou a série que se iria tornar num culto, e que lhe iria valer vários Eisner Award: Sin City.
Esta segunda incursão pelas ruas de Basin City (A Dame To Kill For, no original) é-nos oferecido em português pela Devir , com 10 anos de atraso, mas numa excelente edição que respeita plenamente a edição original - até a textura da capa é semelhante.
Basin City é um antro de vícios e polícias corruptos, há zonas da cidade dominadas por prostitutas em que nem estes se atrevem a entrar com medo de sofrer as consequências (tiroteios dignos de um filme da II Guerra Mundial). “Mulher Fatal” conta a história de Dwight McCarthy, um fotógrafo que passou de possível Pullitzer a ajudante de um investigador privado, degradante, especializado em maridos infiéis. Dwight está a recuperar de um problema etílico e da paixão doentia por Ava, que o deixou anos antes. Ao início Dwight parece controlado, mas há algo dentro de si que quer desesperadamente libertar a raiva contida durante anos, como se fosse um esquizofrénico a tentar controlar-se. Até que numa noite em que Dwight fazia contas à sua desgraça, e ao que poderia ter feito da vida, recebe um telefonema de Ava a marcar um encontro. Num bar decrépito da Cidade Velha conta-lhe que o seu actual marido (o homem mais rico de Sin City) a maltrata e pede-lhe ajuda. Dwight cheio de dúvidas em relação às suas intenções decide investigar, não sabendo que é necessário matar por uma mulher como Ava…
A narrativa na primeira pessoa e as descrições carregadas de comparações e adjectivos, fazem lembrar os filmes “noir” dos anos ’50 bem ao estilo de Humphrey Bogart; só que esta é uma história de vingança, violência e sexo servida pela escrita de Miller. Os desenhos são sublimes. A utilização que Miller faz do preto e branco puro (não há tonalidades acinzentadas) deixa-me sempre boquiaberto. As páginas carregadas de preto deixam surgir contornos brancos que formam carros, pessoas, edifícios, etc... Raramente há traços a delimitar os desenhos, é quase tudo obra de um jogo de sombras e reflexos que Miller sabe utilizar de forma magnífica para produzir um estilo sem igual.
Esta edição da Devir saiu no final de 2004 e a Dark Horse vai reeditar em breve, com novas capas concebidas por Chip Kidd, todos os trade paper-backs de Sin City. Por isso não há desculpa para não lerem esta excelente banda desenhada…

Ferrão