//

Livro sobre Neil Gaiman

coverFoi lançado oficialmente no passado dia 31 de Janeiro o livro Hanging out with the Dream King: Interviews with Neil Gaiman and His Collaborators, editado pela Fantagraphics.
O livro, que é basicamente uma colecção de entrevistas feitas por Joseph McCabe a diversas personalidades envolvidas no trabalho de Gaiman, tenta mostrar a sua maneira de pensar, criar, trabalhar e interagir com os muitos escritores, artistas, editores e outros que o tenham ajudado na sua carreira.

Para muitos, o momento mais importante da carreira de Gaiman foi a criação da série The Sandman para a DC Comics. A série baseia-se na história de sete irmãos e irmãs que existem desde o início dos tempos. Eles são Destiny, Death, Dream, Desire, Despair, Delirium e Destruction, cujos nomes definem a sua função e a realm da qual estão encarregues. Há muitos anos atrás, um grupo de feiticeiros tentou acabar com a morte através do aprisionamente de Death, mas em vez disso capturaram Dream (Sonho). Quando este finalmente se liberta tem de lidar com as mudanças que tanto ele como a sua realm sofreram.

A maior parte do livro está repleta de artistas presentes em The Sandman, desde os co-criadores Sam Kieth (o primeiro ilustrador do livro) e Mike Dringenberg (o colorista original) até Shawn McManus e Brian Talbot (ilustradores), passando por muitas outras personalidades que contribuíram para o trabalho de Gaiman de uma forma ou de outra.
O único ponto "menos bom" do livro é a escassez de ilustrações. A maioria dos entrevistados são artistas e no entanto apenas 16 páginas das 280 que perfazem todo o livro são dedicadas às suas criações.
Além da edição normal, em paperback, foi lançada uma edição limitada a 1000 exemplares, de capa dura e autografada.
A melhor maneira de conhecer Neil Gaiman é ler o seu vasto trabalho: graphic novels, comics, poesia, lyrics,... mas este livro ajuda a perceber melhor a mente criativa deste artista.

Livros de Neil Gaiman no Amazon

Farinha