//

Primeiras Impressões: Hard Time #1 e All Star Superman #1

Hard Time – Season Two #1

Hard Time 1Argumento: Steve Gerber e Mary Skrenes
Desenho: Brian Hurtt
Editora: DC Comics

Descobri Hard Time já no final da Season 1 e li os 12 números de uma assentada. A série segue a vida de Ethan, um rapazinho de 15 anos que é condenado a 50 anos de prisão por ter participado num massacre à la Columbine. Na Season 1, seguimos as desventuras de Ethan na cadeia, ao mesmo tempo que este descobre que tem estranhos poderes que lhe permitem, entre outras coisas, sair do seu corpo. A Season 1 acabou em Março de 2005 e deixou muitas pontas soltas para esta segunda série.
Embora a história tenha de continuar, este primeiro número também pretende ser uma introdução para novos leitores, e portanto não há um grande desenvolvimento da narrativa principal. É um número bastante atípico pois não há muitas cenas relacionadas com a vida prisional, embora estejam lá todos os indícios para que os novos leitores não se sintam perdidos.
A primeira página é reveladora de quão dura é a vida na cadeia, pois não é todos os dias que vemos um corpo já meio decomposto dentro de uma máquina de lavar roupa. Depois de uma pequena exibição dos poderes de Ethan, este vai falar com dois advogados que vão tentar ir de novo a julgamento. Aí assistimos a um flashback muito interessante, em que Ethan explica como é que foi levado a participar na tal brincadeira que correu mal, e o pôs na cadeia. Foi uma forma inteligente de pôr os novos leitores a par da história, e de trazer novas informações aos antigos leitores, assim como para lançar o que deverá ser um dos temas centrais desta season 2: o novo julgamento de Ethan. A arte de Hurtt continua a ser eficaz no seu estilo próximo dos desenhos animados e com excelentes cores.
Um excelente recomeço tanto para novos, como antigos, leitores desta série. 9/10

All Star Superman #1

descriçãoArgumento: Grant Morrison
Desenho: Frank Quitely
Editora: DC Comics

Esta nova linha da DC prometia ser um concorrente directo da linha Ultimate da Marvel, e ainda por cima ambos os títulos contam com duas equipas criativas de estrelas dos comics. No entanto, tanto o Batman de Miller, como este Superman, ficaram muito aquém das minhas expectativas.
Não esperava nenhuma das bizarrias a que Morisson já nos habituou noutros títulos, mas contava que a história fosse original. Infelizmente isso não se verifica. A origem do Superman é igual e aparentemente não há nada de muito diferente do resto dos títulos do azulão no universo DC. Lex Luthor finalmente arquitectou um plano que parece ir acabar com a vida do Superman… A ideia é engraçada, o Superman obtém os seus poderes através do Sol, mas quando é forçado a ir salvar uma missão espacial à superfície do Sol absorve demasiada energia solar e as suas células começam a entrar em falência. Mas de resto tudo soa demasiado a déjà vu e não justifica a existência desta linha All Star.
Os desenhos de Quitely são sumptuosos como sempre, o que por si só justifica a compra deste nº1.
Tendo em conta a equipa que participa neste comic poderíamos ter um verdadeiro sucesso nas mãos, mas infelizmente Morrison parece ter apostado na repetição de velhas formas. 6/10