//

Lançado o BD Jornal nº1

Menos de um mês depois da apresentação e lançamento do nº0, na abertura do festival de BD de Beja, chega às bancas o nº1 do BD Jornal, o novo periódico mensal dedicado à divulgação da 9ª Arte.
Os leitores poderão contar com informação referente à publicação de banda desenhada e à divulgação de eventos relacionados com BD (festivais, exposições, feiras). Tal como aqui no Blog da Utopia, também se dedica algum espaço ao cinema de animação.
O BD Jornal pretende também ser um ponto de encontro de todos os autores e especialistas da área, podendo dar voz a autores que tenham material novo para divulgar. No jornal serão incluídos vários artigos diferentes, de escritores novos ou conceituados, que escrevam sobre BD nos vários média nacionais. Até se diz por aí que numa das próximas edições vamos poder ver um artigo do nosso conhecido Ferrão no BD Jornal.
Na primeira edição destacam-se a reportagem sobre o Festival de Angoulême 2005 da autoria de Geraldes Lino, uma reportagem sobre o falecido Will Eisner e artigos sobre os festivais de BD de Beja e Almodôvar. Já agora, dêem uma olhadela na "foto-reportagem" do Kuentro sobre o festival de BD de Beja, em três partes.
O BD Jornal custa 2 euros e tem 32 páginas, no mesmo formato do Blitz e do Jornal de Letras, com a primeira e a última página a cores. Nesta primeira fase está prevista uma tiragem de cerca de 5000 exemplares. Além disso não existe acordo com nenhuma distribuidora a nível nacional, dificultando a difusão do jornal. Consultem a lista de locais onde o BD Jornal já se encontra à venda. Mantenham-se atentos a actualizações à lista no Kuentro.

Farinha