//

Cinco sugestões de leitura (por Ferrão)

Para aproveitar o Dia Mundial do Livro o Verbal, do Notas B.D.filas, lançou um desafio aos blogues de BD. A ideia é darmos 5 sugestões de leitura para cativar novos leitores. Um pouco atrasadas, aqui ficam as minhas.

Le Combat Ordinaire

A história de um fotógrafo parisiense que se muda para a província. Larcenet aborda o eterno tema da procura de si mesmo, da passagem à idade adulta e de todas as angústias de quem se interroga sobre o sentido da nossa existência. Uma série intimista que trata de temas sérios de uma forma despretensiosa.





Palestina

Depois de passar 2 meses na Palestina Joe Sacco escreveu este título em que mistura técnicas de reportagem com BD. Sacco revela as dificuldades do dia-a-dia nos territórios ocupados e vai além da simples denúncia, fazendo o leitor entrar no quotidiano dos palestinianos e sem nunca cair em falsos moralismos. Uma BD excepcional!




Stray Bullets

A narrativa centra-se à volta de um enorme grupo de personagens que se vão cruzando e influenciando as vidas uns dos outros. A maior parte são criminosos ou têm vidas muito problemáticas. Uma BD muito violenta em que a narrativa ora avança, ora recua no tempo, de modo a que possamos apercebermo-nos do verdadeiro percurso de cada uma das personagens. Sem dúvida alguma, a minha BD de ficção criminal preferida.



Transmetropolitan

Warren Ellis criou uma versão futurista de Hunter S. Thompson em Spider Jerusalem, o jornalista que incomoda toda a gente com as suas revelações bombásticas. A acção passa-se num mundo futurista, que não está assim tão distante do nosso, dominado por tecnologias de informação, drogas e todo o tipo de perversões. Um título brilhante cheio de comentários sociais e invenções doentias que só poderiam ter saído da mente insana de Ellis. Dos meus comics preferidos.


Y: The Last Man

Algo de inexplicável acontece e de um dia para o outro todos os portadores de cromossoma Y morrem, à excepção de Yorrick e o seu macaco Ampersand. Esta série segue as desventuras de Yorrick e companhia, na sua viagem em busca de uma possível cura, num mundo pós-apocalíptico em que as mulheres tiveram de se reorganizar para conseguirem sobreviver. Série muito cómica e cheia de imprevistos deliciosos.