//

Leitores decidem o futuro de Chris Claremont

Num interessante e, tanto quanto sei, inédito passo a Marvel está a dar aos seus fãs a oportunidade de escolher qual será o próximo "projecto X" em que Chris Claremont trabalhará depois de "X-Men: The End". Desta forma, os fãs dos X-Men, claramente os mais participativos, terão a oportunidade de orientar a Marvel no sentido daquilo que querem. Na calha estão 4 hipóteses, todas elas fora da continuidade dos actuais títulos, sendo que três delas passam-se em universos alternativos e a outra num universo completamente novo.
Para votar basta ir ao site oficial da Marvel, onde é ainda possível ver o estado da votação e um overview de cada uma das miniséries.
Esta é, sem dúvida nenhuma, uma ideia muito interessante. Mas onde é que vão parar? Qualquer dia temos um "Você Decide" versão comic em que os leitores escolhem o rumo que a história deve seguir em cada revista...

Mais comics grátis: Atomika #1 e #4

O Newsarama disponibilizou neste fim de semana os números 1 e 4 de Atomika. A história ,engendrada por Andrew Dabb e materializada por Sal Abbinanti e Buzz, passa-se num mundo completamente diferente daquele em que vivemos e no qual a ciência e o sobrenatural proporcionaram o surgimento de uma versão completamente diferente da União Soviética. A ideia parece semelhante a "The Red Star", mas aqui segue-se um tom mais surreal, criando uma atmosfera completamente diferente.
Enfim, o melhor é mesmo cada um ler e tirar as suas próprias conclusões: Atomika #1 e Atomika #4.

Atomika #1 Atomika #4

Comics da Image disponíveis online

Sempre que encontro comics grátis pela Internet gosto de os partilhar com todos os que se dão ao trabalho de ler o que escrevo por aqui. Já o fiz com, por exemplo, GØDLAND #1 e Elk's Run #1.
Desta vez descobri que a própria Image Comics disponibiliza alguns comics na sua página oficial. Ao todo estão disponíveis 14 comics completamente grátis. Boas leituras!

The Ride #1 The Walking Dead #1 A Distant Soil #1

Teaser trailer de Superman Returns

Superman Returns

O teaser trailer de Superman Returns estreou hoje no intervalo da série "Smallville" nos EUA e já está disponível online. Basta acederem à secção de notícias do site oficial e escolherem o formato que preferirem.
O pequeno vídeo, com cerca de um minuto, conta com a voz de Marlon Brando (recuperada das gravações dos dois primeiros filmes) a contar a Kal-el a razão pela qual o enviou à Terra. Apesar de muito pequeno, este trailer conseguiu convencer-me, e deixou-me com vontade de ver mais.
O filme estreia nos EUA no dia 30 de Junho de 2006, e ainda nada sei sobre a data de estreia em Portugal.

4 novos posters de V for Vendetta

Foram disponibilizados 4 novos posters do filme V for Vendetta, baseado na homónima graphic novel de Alan Moore.
O filme é realizado por James McTeigue, tem argumento dos irmãos Wachowski e conta com Natalie Portman, Hugo Weaving, John Hurt, Tim Pigott-Smith, Stephen Rea e Sinead Cusack no elenco. A estreia está marcada para 17 de Março de 2006.
Devo confessar que gosto bastante do aspecto retro destes novos posters:

Poster V for Vendetta Poster V for Vendetta
Poster V for Vendetta Poster V for Vendetta

As Aventuras de Corto Maltese em DVD

As Aventuras de Corto MalteseA Lusomundo lançou no dia 14 deste mês um pack de DVDs com as aventuras de Corto Maltese. Como não conhecedor desta obra de Hugo Pratt (grande falha, é verdade...) não vou tecer comentários e deixo-os para alguém mais habilitado (só somos 2 neste blog, por isso...).
Esta edição é composta por 5 discos, cada um deles dedicado a um livro diferente e separado em vários "episódios" representando capítulos desse livro ou pequenas histórias. A lista é a seguinte (para mais detalhes consultem, por exemplo, o site dvdpt):

DISCO 1 - A Balda do Mar Salgado:
# O Grande Pacífico
# Escondida
# Ao Teo Roa
# A Honra de Slutter

DISCO 2 - Sob o Signo do Capricórnio:
# O Segredo de Tristan Bantan
# Samba com Tiro Certeiro
# Encontro na Baía
# Voltamos a Falar dos Cavaleiros da Fortuna

DISCO 3 - As Célticas:
# O Anjo da Janela do Oriente
# Sob a Bandeira do Ouro
# Sonho de uma Manhã de Meados de Inverno
# Côte de Nuits e Rosas da Picardia

DISCO 4 - Outras Histórias:
# Cabeças e Cogumelos
# A Conga das Bananas
# Concerto em o Menor para Harpa e Nitroglicerina
# O Golpe de Misericórdia
# De Ourtros Romeus e Outras Julietas
# Os Homens Leopardo

DISCO 5 - A Casa Dourada de Samarcanda:
# Cassandra
# Mariana
# Venexiana
# Sevan

O preço não está confirmado, mas pelo que se diz no Central Comics deverá ser 40€.

Novas aventuras de Blacksad

CapaChega-nos de França a excelente notícia do lançamento do 3º tomo de Blacksad (Âme Rouge), e é já no dia 18/11. Para os não francófonos deixo aqui a sinopse da editora:
“Com as finanças e a moral em baixo, Blacksad está em Las Vegas a trabalhar para um jogador sortudo. No entanto, um encontro inesperado vai mudar a sua nova vida: Otto Lieber, um amigo, cientista de renome, está da passagem na cidade para uma conferência sobre a energia nuclear. Os dois amigos conseguem encontrar-se e relembrar o tempo que passou…Otto parece ter uma vida emocionante, embora tenha de aturar o seu excêntrico “benfeitor”, Gotfield. Este está casado com a enigmática Alma, e após estes encontros a vida de Blacksad vai tomar um novo rumo…"

Podem ir ao site da Dargaud ver um trailer desta nova aventura do gato detective e ver algumas páginas da BD. Esperemos que a Asa lance este álbum a tempo do Natal.

Agenda de filmes da Marvel

A Marvel Entertainment anunciou dia 9 deste mês os seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2005. Mas o que interessa não são esses números (de qualquer das formas, quem os quiser estão aqui) mas sim a agenda de filmes para os próximos tempos que também foi anunciada no comunicado aos investidores. A maioria deles não é novidade nenhuma, mas assim ficamos com a lista completa:

2006
X-Men 3, Fox, 26 Maio
Ghost Rider, Sony, 14 Julho
The Punisher 2, Lions Gate, Outono

2007
Spider-Man 3, Sony, 4 Maio
Fantastic Four 2, Fox, 4 Julho
Silver Surfer, Fox
Wolverine, Fox
Deathlok, Paramount
Hulk 2, Universal
Namor, Universal
Black Widow, Lions Gate
Iron Man
Thor

Em preparação
Ant-Man, The Avengers, Black Panther, Captain America, Cloak & Dagger, Doctor Strange, Hawkeye, Nick Fury, Power Pack e Shang-Chi

Estão também a ser desenvolvidos filmes de animação para serem distribuídos em DVD (Ultimate Avengers, Ultimate Avengers 2, Iron Man e Doctor Strange), um desenho animado do Fantastic Four e séries live-action de Alter Ego, Blade e Skrull Kill Krew.

Dois eventos para os amantes da Ficção Científica e da BD

Fórum Fantástico 2005   Moura BD 2005

Fórum Fantástico 2005
Começou dia 10 e prolonga-se até dia 13 a edição de 2005 do Fórum Fantástico, organizado pela Associação Épica na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Lisboa (perto da estação de metro de Telheiras). Será possível assistir a palestras, debates, encontro com autores e lançamentos de edições. O destaque vai para a apresentação do projecto "Black Box Stories" que conta com a participação de José Carlos Fernandes (argumento), Miguel Rocha (desenho), Roberto Gomes, Luís Henriques e Susa Monteiro. A apresentação terá lugar no domingo, dia 13, às 18:00. Um pouco antes, pelas 15:00, no mesmo local, José Carlos Fernandes estará disponível para para uma sessão de autógrafos.
O programa completo pode ser encontrado no site oficial.

15º Salão de Banda Desenhada de Moura
A partir de amanhã e até dia 27 de Novembro decorre no Castelo de Moura a 15ª edição do Salão de Banda Desenhada de Moura. A edição deste ano é dedicada à "Ficção Científica", com uma série de exposições, edições, colóquios e exibição de cinema.
A informação sobre o programa do festival é algo escassa, o melhor que encontrei foi no Divulgando BD.

Capas #2: Blacksad #2

Capa Blacksad 2


Desenhador: Juanjo Guarnido
Editora: Asa; Dargaud
Data: 2003
Sinopse: A série Blacksad passa-se na américa dos anos 50 povoada por animais antropomórficos. Neste tomo, Blacksad, o gato detective privado, investiga o desaparecimento de uma menina de cor. Os animais de pelagem branca (como o Presidente da Câmara que é um tigre branco) organizaram um movimento pela supremacia dos pêlos brancos. E quando a polícia não está à altura de manter a lei ditada pelos animais brancos existe a Arctic Nation, versão animal do Klu Klux Klan. É neste ambiente que Blacksad vai tentar descobrir o paradeiro da pequena Kyle.

Sketchbook nº1

descriçãoAutores: João Martins (A Parede);Daniel Maia (Hunter)
Editora: Estúdio de BD – AJCOI


Como já tínhamos anunciado, foi lançado no FIBDA o primeiro número desta nova revista de BD lusitana. Infelizmente não pude estar presente nesse dia e falhei a sessão de autógrafos, que segundo parece foi bastante animada, mas bastou-me ir até ao stand da Kingpin of Comics para adquirir o meu exemplar da Sketchbook. Para os mais distraídos: será uma publicação trimestral inteiramente dedicada à BD portuguesa e em cada número poderão encontrar 2 histórias de autores diferentes. Além disso a revista é em formato A4, a cores e custa a módica quantia de 2,50€.
Em primeiro lugar gostava de dar os meus parabéns aos responsáveis, pela apresentação da revista: o papel brilhante é um mimo para os leitores, a capa está bastante apelativa e os tipos de letra utilizados parecem-me bem escolhidos. O resultado final é uma revista muito cuidada que se insere num registo bem distante dos projectos amadores.
A primeira história, A Parede, é da autoria de João Vasco Martins, vencedor dos concursos Jovens Talentos 2005 e do FIBDA 2005. Embora duvide que seja uma influência directa há semelhanças com o argumento de L’Enclave (1993, Nicolas Dumontheuil, Dargaud). Certo dia no meio de um caminho no campo surge uma parede que se estende até onde a vista alcança. A personagem principal assiste ao aparecimento de um conjunto de pessoas, cada uma com uma opinião diferente de como ultrapassar o obstáculo. Esta pequena fábula sobre decisões tem um argumento muito interessante e um final irónico muito conseguido. Gostei dos desenhos. O seu tom descontraído (adorei o rapazinho que se parece com um Playmobil), o desrespeito pelas regras anatómicas e a escolha de pontos de vista mais originais são próprios de um registo mais alternativo.
Hunter, a segunda história é da autoria de Daniel Maia e é uma espécie de experiência como explica o autor na introdução. Das oito pranchas que compõem esta história, sete foram desenhadas entre 1998 e 2005 ao ritmo de uma por ano, para que no final se possa notar a evolução do artista. É uma ideia muito engraçada e é verdade que se notam diferenças à medida que avançamos na leitura. O traço de Daniel Maia é muito bom e digno de aparecer em alguma grande publicação de super-heróis americana. Gostei do ritmo da história e da planificação das vinhetas, mas sinceramente o argumento sobre um caçador espacial não me convenceu. No entanto, acho que o objectivo principal da experiência foi atingido pois é um verdadeiro testemunho da evolução do traço de Daniel Maia.
Gostei muito desta “nova geração da BD nacional” e espero que as vendas sejam boas pois esta iniciativa merece continuar. Desejo o maior sucesso à equipa por detrás da Sketchbook e que a revista tenha uma vida longa!

Hellboy ganha desenho animado

Hellboy
O personagem Hellboy, de Mike Mignola, vai ganhar duas longas metragens de animação, de 70 minutos cada, a serem lançados directamente em DVD.
A trabalhar no projecto está Sean Galloway como responsável pelo design dos personagens. Segundo ele, o estilo não será baseado no de Mignola, a pedido do próprio.
Os desenhos serão exibidos no Cartoon Network, estando o primeiro agendado para Outubro do próximo ano.

12ª edição do SIBDP é completamente virtual

Cartaz SIBDP 2005
Começou no passado sábado a 12ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada do Porto, que desta vez tem um formato especial.
Entre 5 e 26 de Novembro terá lugar uma edição completamente virtual deste salão de Banda Desenhada. Os interessados não terão de se deslocar ao local. Basta ir a www.sibdp.com para ter acesso às exposições que constituem esta edição, bem como recordar as outras onze edições do Salão do Porto e as suas diversas iniciativas ao longo de 20 anos de existência.
Destacam-se as exposições de Miguel Angel Prado, Schuiten e Peeters, Peter Kuper, Don Rosa, Baru, Charles Berberian, Étienne Davodeau, Lewis Trondhein, James Kochalka e Max.
Esta 12ª edição conta ainda com a participação de diversos autores nacionais que homenageiam o evento (e a cidade) através de uma série de projectos de cartazes para a sua 12ª edição: Rui Duarte (em cima), José Carlos Fernandes, João Fazenda, Rui Ricardo, Fernando Relvas, Arlindo Fagundes, Pedro Morais, Miguel Rocha e Pedro Brito.

FIBDA 2005 - E os vencedores são...

Este post já vem um bocadinho fora de tempo (o Beco das Imagens já noticiou o acontecimento há quase uma semana) mas fica o registo. Os vencedores dos prémios nacionais de BD do FIBDA foram:

Melhor Álbum Português
Super-Heróis da História de Portugal, de Artur Correia e António Gomes de Almeida (Bertrand)

Melhor Argumento de Autor Português
A Última Obra-Prima de Aaron Slobodj, de José Carlos Fernandes (Devir)

Melhor Desenho de Autor Português
As Aventuras Formativas de Fortunata, Maria e Garção, de Filipe Abranches (Instituto do Emprego e Formação Profissional)

Melhor Álbum Estrangeiro
Sin City: Aquele Sacana Amarelo, de Frank Miller (Devir)

Melhor Álbum de Tiras Humorísticas
Quinoterapia, de Quino (Teorema)

Melhor Ilustração para Literatura Infantil
O Pai Natal Preguiçoso e a Rena Rodolfa, Alain Corbel (Caminho)

Prémio Clássicos da 9ªArte
Príncipe Vlente: 1943-1944, de Farold R. Foster (Livros de Papel)

Melhor Fanzine
Venham Mais Cinco, Toupeira Atelier de Bd (Bedeteca de Beja)

Prémio Juventude
A Última Obra-Prima de Aaron Slobodj, de José Carlos Fernandes (Devir)