//

Jeff Smith e David Lapham regressam sem dono

Dois dos meus autores favoritos dos anos 90 regressam em 2008 com 2 séries originais e com liberdade criativa para tal. Jeff Smith publicou às suas custas mítica série Bone (55 números, 1991-2004) , que alcançou um sucesso planetário: mais de um milhão de livros vendidos, está traduzido em nove línguas e foram criadas várias edições paralelas (a cores pela Scholastic e o apetecível Art of Bone da Dark Horse). David Lapham também criou a El Capitán para publicar a irregular, violenta e muita apreciada série: Stray Bullets (40 números publicados, sem fim anunciado mas sem edições novas desde 2005, começou em 1995). Ambos os autores andaram um pouco parados, e recentemente pegaram em alguns títulos da DC e da Marvel. Jeff Smith na DC com Shazam: Monster Society of Evil, e David Lapham fez para Marvel Terror Inc., e para a DC, uns Batman, Spectre: Tales of The Unexpected e para a Vertigo a OGN Silverfish. Dos USA chegam-nos notícias que estes dois autores voltam às criações originais.

David Lapham vai manter o conforto de ter alguém a editar os seus livros e fica na Vertigo, excelente escolha na minha opinião (pode ser que assim o obriguem a acabar as suas séries). Regressa com a série Young Liars, com início previsto para Março 2008. Em Young Liars, Lapham volta a explorar o tema da perda da inocência, mas num mundo um pouco mais delirante que o de Stray Bullets. Young Liars narra as aventuras de Danny Noonan e Sadie Dawkins, ele é guitarrista e mentiroso compulsivo, ela é a sua paixão e filha de um milionário. Sadie depois de ser alvejada, e ter uma bala alojada no cérebro, segue os conselhos de Danny para satisfazer a sua fome por adrenalina. O que os vai levar numa viagem pela europa em busca de um quadro que vale 50 milhões de dólares, enquanto são perseguidos por um estranho grupo de mercenários alemães, contratados pelo pai de Sadie. Lapham promete: "Poorly disguised German hit men, incest, circus freaks, and murder" (entrevista e preview). Chega em Março de 2008 e é tentador...

Já Jeff Smith, preferiu manter-se independente, e será pela sua editora Cartoon Books que vai lançar RASL durante os próximos dois anos. RASL marca uma separação com o mundo de Bone, pois é um título de ficção científica, em que o herói viaja por diversas dimensões para roubar obras de arte. RASL é o nome pelo qual é conhecido pela polícia. Smith acrescentou um ingrediente engraçado às viagens inter dimensionais: RASL tem um fato que quebras a barreiras de espaço/tempo e lhe permitir ir de uma dimensão para outra, mas isto é um processo doloroso e a maneira com que ele lida com isto é tendo uma vida de devasso (alcool, prostitutas, jogo...) durante vários dias. Para voltar é o contrário, tem de estar limpo e zen... Está previsto para Fevereiro e podem ver a preview (e entrevista com Jeff Smith) aqui.

Etiquetas: