//

A Física na Banda Desenhada

James Kakalios, professor na Universidade do Minnesota em Minneapolis desde 1988, e amante do mundo dos quadradinhos, utiliza uma forma pouco convencional de ensinar física aos seus alunos. Usando exemplos de várias BDs, o professor consegue despertar nos seus alunos um maior interesse pela física.
Para explicar a Segunda Lei de Newton, Kakalios deu o exemplo da morte de Gwen Stacy. Para aqueles que não sabem o que se passou, Gwen Stacy foi o primeiro amor de Peter Parker (Homem Aranha). O Green Goblin raptou-a e atirou-a de uma ponte. O Homem Aranha conseguiu apanhá-la com a sua teia mas quando se aproximou ela estava morta, com o pescoço partido. Os alunos chegaram à conlusão que a interrupção repentina da queda terá provocado a morte de Gwen.
Os alunos do professor Kakalios calcularam também qual teria de ser a densidade de Krypton, o planeta de origem do Super-Homem, para que este conseguisse saltar por cima de prédios na Terra.
Apesar de tudo isto não ter resultados práticos, consegue pelo menos despertar a curiosidade dos jovens para a física. E quem sabe se técnicas semelhantes não podem ser usadas em outras áreas?

Farinha